Axiologia
Questões gerais:
1. Dentro da realidade que você vive, analise alguns valores que são desprezados e que segundo seu ponto de vista não deveriam ser.
R: Dentro da realidade em que vivemos hoje, no Brasil, a grande maioria dos valores foram perdidos durante os anos. A sociedade vive sem dignidade, integridade e se tornou extremamente consumista e capitalista. Uns dos valores perdidos é o respeito não praticado pela sociedade atual com os professores, falta de caráter e compromisso dos governantes com a população e educação, entre muitos outros.
2. Qual a compreensão da frase “Todo professor é professor de moral, ainda que o ignore”?
R: O professor não é elemento neutro, pelo contrário, ele está impregnado de valores, normas, regras, comportamentos, vivências e princípios que foram construídos desde o seu nascimento e são exprimidos na sociedade e, particularmente, na escola. Sendo assim, o professor imprime sua marca e incentiva o seu modo de proceder, em todos os momentos, em especial sobre seus alunos no âmbito educacional.
O professor é uma referência para os seus alunos, podendo ser, positiva ou negativa. Os educandos espelham-se em seu educador, por isso, ainda que inconsciente, o professor marca a trajetória de vida dos seus alunos, bem como, marca a sociedade. “Ser um profissional da educação significará participar na emancipação das pessoas”.
3. Porque é difícil alcançar a autonomia moral?
R: Autonomia é equivalente a "auto legislação" para dar a si mesmo suas próprias leis. Significa ser governado por si mesmo, tomar decisões próprias e agir de acordo com a verdade, para isso deve-se assumir livremente regras que possibilitem o amadurecimento pessoal, isso não é fácil se pensarmos que a sociedade é plural e se constitui de valores conflitantes, diante dos quais nos posicionamos e escolhemos ao mesmo tempo em que devemos aceitar a divergência e o confronto de ideias. Por isso a adolescência, período de tantas crises,