Axiologia
A palavra axiologia vem do grego “axio” que significa valor e logos que significa estudo. Logo a axiologia é a disciplina que estuda os valores. Todas as coisas que nos rodeiam e que por suas características próprias nós as atribuímos um determinado valor.
Segundo a axiologia o valor se caracteriza pela não-indiferença entre quem aprecia e o ser que é objeto dessa apreciação, e por isso não permanecemos indiferentes diante de nada, pois ser indiferente é não sentir, não perceber, e não tomar conhecimento de algo.
O valor, ou essa não indiferença diante das coisas pode ser negativo ou positivo, pois o ponto neutro (a indiferença) seria a própria negação do valor. Por isso qualquer valor tem que ser positivo ou negativo, pois jamais ele poderá ser os dois ao mesmo tempo.
O filósofo alemão Max Sheller (1874-1928) elaborou uma classificação a fim de determinar uma hierarquia dos valore. Para ele os valores poderiam ser organizados da seguinte forma:
1º Valores Religiosos: aqueles que satisfazem as nossas necessidades espirituais, nos orientando na consciência e subordinação a Deus.
2º Valores Éticos: são os valores do bem moral, exclusivos das pessoas e nunca das coisas, representam uma conduta que traçamos a fim de termos uma existência onde vigora a prática da caridade e da justiça.
3º Valores Estéticos: são valores de expressão que reside basicamente na aparência, eles não são apenas das pessoas, mas também das coisas.
4º Valores Vitais: são aqueles essenciais a nossa sobrevivência, abrangendo a saúde, a força, o vigor etc.
5º Valores Úteis: são os que nos servem como meio para conseguirmos a satisfação de nossas necessidades através de um determinado bem.
6º Valores Hedônicos: são os valores do agradável e do prazer, recebem este nome porque hedônico significa viver a vida com prazer, abrangendo todas as sensações de prazer e satisfação que passamos e tudo que nos provoca essas sensações, como a comida, a bebida, o vestuário etc.
Pirâmide