Projeto
CCHC- Centro das Ciências Humanas e da Comunicação
Curso: História
Disciplina: Estágio Obrigatório III
Professor: Yomara De Oliveira Fagionato
Acadêmica: Camila Michele Wackerhage
“A danação do Objeto: o museu no Ensino de História”- Francisco Régis Lopes Ramos – Chapecó; Agosto; 2004.
1) Biografia acadêmica do Autor:
Francisco Régis Lopes Ramos: Graduação em História (UFC - 1992), Mestrado em Sociologia (UFC - 1996) e Doutorado em História (PUC/SP - 2000). Desde 1994, é professor do Departamento de História da UFC. Cargos administrativos: Diretor do Museu do Ceará (2000-2007), Diretor do NUDOC - Núcleo de Documentação Cultural da UFC (2009-2011), Coordenador do Programa de Pós-graduação em História da UFC (2009-2010). Publicou artigos e livros sobre museu, teoria da história, literatura e religiosidade. Em 2007, ganhou o Prêmio Rodrigo de Mello Franco (IPHAN), pela concepção e organização da política editorial do Museu do Ceará. Entre 2003 e 2007 foi membro do Conselho Estatual de Patrimônio Cultural do Ceará. Atualmente estuda as relações entre tempo e narrativa na escrita da história e na escrita literária.
2) Diálogos historiográficos: Paulo Freire, José Américo Pessanha, Mário Pedrosa, Garcia Canclini, Ulpiano Bezzera de Menezes, André Desvallées, Ryamond Williams, Beatriz Sarlo, Maria Célia Santos, Walter Benjamin, José da Silva, Didi- Huberman, Paul Ricoeur, Michel Maffesoli, Roy Wagner, Peter Stallybrass.
3) Fichamento:
(...) Museu-ensino-história- ele assume uma dimensão especial e reveladora do pensamento do autor. O ensino é (ou pode ser) um elemento de mediação entre o museu e a história. Ele é (ou pode ser) campo de relações, de tensão, de diálogo e de criação e, portanto, não está pactuando com a morte. Tensionado entre o museu e a história, o ensino pró-voca os dois. E a pró-vocação aumenta quando se compreende que os objetos danados não são meros objetos e