Eletromecanica
Ibirité
2013
Mariana de Oliveira
Marliny Rodrigues
Edicléia Anacleto
TRANSFORMADORES
Trabalho do curso de eletromecânica do programa de aprendizagem SENAI , como conteúdo a matéria de transformadores.
Orientador : Julival Leite
Ibirité
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERISTICAS 4
DESENVOLVIMENTO 5
EXEMPLOS 6
PERDAS OU POLARIDADES 7
CONCLUSÃO 8
REFERENCIAS 9
INTRODUÇÃO
Os transformadores são utilizado para transmitir energia elétrica de um circuito a outro , tranformando tensões, correntes , ou de modificar os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico . Em nosso cotidiano vemos em instalaçoes eletricas e equipamentos que como principio usam eletricidade . Não tem partes moveis e nao funciona com corrente continua . ultiliza a lei de Indução de Faraday. .
CARACTERÍSTICAS
É formado por duas bobinas com diferentes numeros de espiras , enroladas em um mesmo nucleo de ferro . O enrolamento primario esta ligado a um gerador corrente alternada , e o enrolamento secundario está ligado a uma resistencia .
DESENVOLVIMENTO
Encontramos nos postes e entradas de força em alta tensão ( industriais ) , são de alta potencia e projetados para ter alta eficiência de modo a minimizar o desperdício de energia e o calor gerador . Ele consiste em duas fases Monofásico ou Polifásico . No sistema elétrico de potencia os transformadores devem ser ligados para operar no sistema trifásico com duas maneiras de obter a ligação trifásica : Transformador trifásico ou banco trifásico . As ligações dos enrolamentos do primário e do secundário de um transformador trifásico ou banco trifásico podem ser em estrela ou em delta ( triangulo) na pratica podemos ter quatro tipos de ligações : Delta / Delta , Estela / Estrela , Delta / Estrela , Estrela / delta .
EXEMPLOS DE