Lab5 fisica
Campo magnético caracteriza-se pela força que ele exerce em partícula eletrizada em movimento; em particular, sobre corrente elétrica. Campo magnético pode ser gerado por corrente elétrica, ou por campo elétrico variável com o tempo.
Ímã é o corpo que, sem corrente elétrica ostensiva (corrente livre ou verdadeira, em bobina ou enrolamento) gera campo magnético. Possuindo esta propriedade, o corpo é dito imantado ou magnetizado. Um ímã permanente é feito de um material ferromagnético. As suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin dos elétrons que se encontram no interior da matéria. Um ímã é um dipolo, tem sempre dois polos, "norte" e "sul". Por definição, o polo sul de um ímã é o que é atraído pelo polo norte magnético da Terra. Os dipolos não podem ser separados. Se um ímã for dividido ao meio, obtêm-se dois ímãs menores, cada um com um polo norte e um polo sul.
Chama-se Magnetismo, também, a parte da Física que estuda o campo magnético no vácuo e na matéria, seus efeitos sobre a matéria, sobre a carga elétrica em movimento e sobre a corrente elétrica; e os ímãs em particular.
Há séculos, acreditava-se que o magnetismo fosse fenômeno análogo à eletricidade, mas independente desta. Em 1820, Oersted, descobriu um fato que desmente esta presunção: corrente elétrica gera campo magnético. Logo, magnetismo é manifestação de cargas elétricas em movimento.
ANDAMENTO DAS ATIVIDADES
1- Foram colocados em cima de uma mesa, diversos imãs diferentes. Por cima dos imãs foram colocadas placas de isopor.
2- Foi acrescentada limalha de ferro sobre as placas de isopor.
3- Com o imã em “U”. Foi observado o seguinte posicionamento das limalhas de ferro.
4- Foi encostado um prego no polo norte do imã em “U”. Foi observado o seguinte.
5-Foi constatado que ao colocar um corpo de ferro no interior do campo magnético do imã alterou a situação do campo
6- Foi tirado o imã em “U” e foi colocado um imã em barra. Foi