Teste
Parte superior do formulário tutoriais_linux 1 [pic], [pic][pic][pic], create new tag
Parte inferior do formulário
Visão Geral de Redes TCP/IP
Este capítulo é uma introdução aos conceitos do protocolo TCP/IP, tal como números IP, portas TCP, serviços, roteamento, etc.
[pic]
Introdução
TCP/IP
O protocolo TCP/IP foi originado da rede ARPANET, que foi criada como uma rede de pesquisa criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que pouco a pouco, centenas de universidades e repartições públicas foram sendo a ela conectadas através de linhas telefônicas privadas, resultando à atual rede mundial de computadores, a Internet.
O objetivo do TCP/IP era conectar várias redes locais, por isso o nome Internet, ou seja, inter-redes ou entre-redes. De vários anos de trabalho de pesquisa, surgiu o modelo de referência TCP/IP, graças ao seus dois principais protocolos: o TCP, que significa Protocolo de Controle de Transporte; e o IP que significa Protocolo Internet.
Na verdade, o acrônimo TCP/IP refere-se a uma grande família de protocolos que funciona em conjunto para permitir uma comunicação completa. Veremos mais adiante, que o conjunto de protocolos TCP/IP além de englobar os protocolos TCP e IP, também engloba outros protocolos, tais como o ICMP (Internet Control Message Protocol) e o DNS (Domain Name Service), que permite a troca de mensagens de controle e a tradução de nomes (www.sistemasabertos.com.br) em endereços numéricos (200.193.79.1), respectivamente.
O projeto TCP/IP teve sua origem por volta de 1969, porém, esta rede tornou-se operacional somente a partir de 1975 quando sua funcionalidade já estava comprovada. Por volta de 1983, o novo modelo de referência TCP/IP estava completamente padronizado e disponível publicamente, permitindo sua rápida popularização. O sucesso foi tão grande