Informatica
O negócio da Nike era a comercialização de tênis esportivos atuando no mercado mundial. o sucesso inicial aconteceu devido à superioridade técnica do seu calçado de corrida e basquete . Até 1998, a Nike não tinha nenhum diferencial das outras marcas como Reebok, Adidas e New balance e essas começaram a investir mais em seus produtos, tornando-se mais agressivas. Assim, na passagem de 1997 para 1998 o desempenho da Nike começou a cair (no Japão os produtos encalharam). Tendo um lucro de 796 milhões de dólares em 97, bem diferente dos 4,2 bilhões em 1977. o marketing desportivo mudou com a estratégia da Nike de se dissociar dos atletas desportivos e criar slogans facilmente identificáveis com seu consumidor.
2- Quais eram seus objetivos estratégicos ?
Os objetivos da Nike era se tornar líder mundial, então ela definiu uma meta de se tornar líder até 2002 quando aconteceria a Copa Mundial. A empresa viu a necessidade de crescer como marca esportiva sem vender produtos para futebol.
A Nike aumentou seus investimentos para lançar novos produtos como um novo calçado que se amoldaria ao pé e teria peso reduzido, camisetas e shorts feitos com um tecido que imitada pele humana e projetou uma nova chuteira para Ronaldo, que usava um material sintético em vez de couro de canguru, e pesava menos.
4- Em sua opinião, quais forças internas e externas poderiam frustrar os objetivos estratégicos da Nike?
Forças internas de que poderia frustrar os objetivos seria: os produtos não darem certo os novos produtos, o resultado final não ser o esperado, os novos investimentos não ser o suficiente, até com os próprios funcionários poderiam não cooperar. Forças externas talvez os novos produtos poderiam não ser aceitos no mercado como pretendiam, o público poderia não comprar e preferir o