avitaminose A
Avitaminose.
Introdução
Os hábitos alimentares podem variar de acordo com culturas, povos e regiões. Muitas vezes, dentro de um mesmo país, existem regiões com hábitos alimentares completamente diferentes umas das outras. Essa diversidade pode variar de acordo com a cultura, a disponibilidade de alimentos, a fertilidade do solo.
Essas diferenças além de representarem à cultura da região, em alguns casos, podem gerar problemas como a deficiências de algumas vitaminas e minerais na alimentação. Etiologia
A falta, ou melhor, a deficiência vitamínica nas dietas alimentares provoca no organismo graves perturbações. Estas são conhecidas por carências vitamínicas ou avitaminoses, embora seja mais correto denominá-las hipovitaminoses, já que na realidade as enfermidades resultantes podem ser provocadas, não por uma falta total de vitaminas, mas por uma significativa diminuição da quantidade de vitaminas ingerida com os alimentos.
As necessidades vitamínicas são influenciadas por muitos fatores, pelo que a sua carência se pode manifestar de diversas maneiras.
Sinais e Sintomas cicatrização difícil de ferimentos, secura da boca e dos olhos, alopecia, dentes fracos, dores articulares, gengivite, hemorragias, perda de peso, fraqueza geral, letargia, lesões escorbúticas. **Alopecia é a redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele.
Principais doenças causadas pela Avitaminose:
* Cegueira Noturna: falta de vitamina A (retinol)
* Beribéri: falta de vitamina B1 (tiamina)
* Fotofobia: falta de vitamina
B2 (riboflavina)
* Pelagra: falta de vitamina B3
(niacina), B6 (Piridoxina) ou PP
(nicotinamida).
* Dormência nas mãos e nos pés: falta de vitamina B5 (ácido patogênico) * Dermatite e atraso no crescimento: falta de vitamina B6 (piridoxina)
* Problemas gastrintestinais: falta de vitamina B9 (ácido fólico)
* Anemia perniciosa: falta de vitamina B12