Avicultura e Manejo
Para um bom manuseamento os galpões devem ter uma boa localização, facilitando a operações de manejo e favorecer a entrada e saída de veículos transportadores de engradados de frangos, material avícola e ao mesmo tempo, proteger as aves das contaminações possíveis e difundidas por esse material em transito. Há dez núcleos e oito aviários na fazenda, contendo dois geradores por núcleo e três poço artesiano para cada dois núcleos. Cada galpão geralmente mede 145 metros de comprimento e 12,5 de largura. A campânula deverá estar funcionando normalmente antes do recebimento dos pintos para perfeita regulagem, que devera ser de 32° graus na primeira semana, pesando 44 gramas.
E necessário que os bebedouros e comedouros estejam funcionando normalmente para a nova remessa de pintinhos. Deve ser ajustada na altura das aves, a agua e do sistema fechado que não precisa de limpeza diária.
A luz e mantida ligada 23 horas, durantes os primeiros 7dias, e vai reduzindo conforme a idade do pinto. O peso das aves já os sete dias é um excelente indicativo para verificar se o manejo de alojamento foi feito corretamente, se as metas de peso não forem alcançadas, o resultado do lote será de baixo desempenho.
O bom controle de a temperatura ira proporcionar melhor conversão alimentar e maior crescimento. Grandes frustações na temperatura do galpão causam estresse nos pintos reduzem o consumo da ração, além disso, essas frustações resultam em maior consumo de energia para manter a temperatura corporal.
A energia é mantida sobre controle, se ocorrer uma queda, um alarme e acionado, se ninguém aparecer, as lonas caem e o gerador e ligado em 15 a 20 minutos para proteger os frangos.
A vacinação é aplicada diretamente na agua e na sua