Avicenna
Avicena foi um filósofo, físico, enciclopedista, matemático, astrônomo e foi o mais talentoso médico do período entre a época do Império Romano e o surgimento da ciência moderna no século XVI.
1 - Avicena nasceu no atual Uzbequistão, cresceu estudando a lei islâmica, literatura e medicina na casa de seu pai, um cobrador de impostos.
Aos 17 anos de idade, curou o Rei Mansur de Bukhara de uma doença, depois de outros médicos terem fracassado. Como pagamento, Avicena pediu permissão para usar a biblioteca real. Ele foi médico da corte até a queda do reinado, em 999 d.c., e depois viajou extensamente, trabalhando á noite com as mentes brilhantes da região para discussões filosóficas e científicas.
2 - Avicena se estabeleceu em Hamadan, no Irã, onde escreveu extensamente. Sua obra mais longa é o Kitab AL – shifa ( O livro da cura) – uma enciclopédia de medicina, ciência natural, lógica e filosofia.
Com a morte do príncipe para quem trabalhava em Hamadan, na região central do Irã, onde terminou o Al – Qanun Fil – Tibb ( Cânone da Medicina ).
2 - Neste livro, ele descreveu as maiores realizações dos médicos gregos e romanos, e listou sistematicamente 760 drogas e preparados médicos.
Avicena reconheceu a natureza contagiosa da tuberculose e o papel da água na disseminação de doenças, foi o primeiro a descrever a meningite e ainda fez uma descrição detalhada das partes do olho.
3 - O Cânone foi iniciado em Gorgan, depois em Ray e completado em Hamadan e é o maior trabalho desenvolvido por Avicena, com certa de um milhão de palavras.
Esta obra foi muito bem recebida pela comunidade científica e compreendia 5 livros ( I- Generalidades, II- Matéria médica, III- Doenças da cabeça aos pés, IV- Doenças não específicas de órgãos, V- Drogas compostas).
3 - A parte farmacêutica encontra-se nos livros II e V que invocam, respectivamente, a medicamentos simples e os