Sociologia - o capitalismo em marx no filme o germinal
ESCOLA DE DIREITO
TRABALHO DE SOCIOLOGIA JURÍDICA
QUESTÕES BASEADAS NO FILME: “GERMINAL”
Grupo 5: Ana Lucia Dantas, Arkiza Loorayne, Érico Gurgel, Priscila Caroline, Rayanne Almeida, Thaianara Cunha e Vitor Assen
TURMA: DIREITO 2VB 2012.2
Questões: 1. Resumo do filme, com uma pequena sinopse.
O filme GERMINAL aborda a exploração da mão de obra pelo Capital em uma mina de carvão na França no século XIX e relata o principio de organização social vigente na época. O filme retrata as condições sub-humanas e indignas, a exploração infantil e a exploração sexual.
A história refere-se ao cotidiano de exploração do capitalismo sofrido pelos trabalhadores operários de várias minas de carvão na região de Montsou, França. Os apresentados no filme. Mesmo com todas essas privações, a vida continuava em "Deuxcenquarante", a vila de trabalhadores das minas Voreux, Jean-Bart e adjacências. Aos poucos os ânimos foram se acirrando, os mineiros começaram a ter consciência que a forma de vida que levavam não era algo natural e digno, que enquanto eles penavam por pão e água ao fim do dia, os burgueses comiam carnes e biscoitos. O momento chave desses trabalhadores foi uma súbita redução de seus salários, que por sinal já eram baixíssimos. A alegação dada pelos burgueses para o acontecimento era a crise que o mundo capitalista estava vivendo, marcada pela superprodução de mercadorias e pela falta de mercados consumidores. Entretanto, os já desgastados proletários não agüentavam mais aquela situação e resolveram ir à luta, reivindicar seus direitos, entrar em greve.
2. Quais as classes sociais estão representadas no filme e por quais grupos? Quais as suas características? (Fazer uma tabela) Classe | Grupos | Características dos grupos | BURGUESIA | GRANDE BURGUESIA (Donos das minas, ou seja, os donos do capital.) | Detinham a força política e os instrumentos de produção com exploração da mão de obra para geração da mais valia.