Aviação
Telefone: (27) 9511-2842
MAIO 2013
1
RESUMO - REGULAMENTOS | AVIATION SUMMARY
PLANO DE VÔO (MCA 100-11)
O plano de vôo (FPL/PLN) é um documento no qual você preenche informando os parâmetros operacionais do seu vôo (matrícula da ACFT, velocidade, FL, rota, autonomia, etc.). Segue abaixo o modelo internacional e nacional respectivamente do plano de vôo:
2
RESUMO - REGULAMENTOS | AVIATION SUMMARY
Nota: todo conteúdo deste documento é baseado e segue rigorosamente os padrões apresentados na MCA 100-11 e ICA 100-12.
3
RESUMO - REGULAMENTOS | AVIATION SUMMARY
1. Para melhor compreensão do estudo do plano de vôo iremos dividi-lo por partes, começando da parte superior até á parte inferior.
1.1 A imagem acima representa uma parte do plano de vôo (FPL/PLN) que é de uso exclusivo do órgão AIS e ATS.
1.2 Item 7: identificação da aeronave – Este campo você irá preencher com o designador telegráfico OACI da empresa seguido do número do vôo;
1.2.1 A marca da nacionalidade (PT, N, BE) ou a marca comum (4BY) e a marca de matrícula da aeronave (N207CM, PR-GIG); e
1.2.2 Qualquer outro designador oficial de matrícula.
2. Item 8: Regras e tipo de vôo – Existem 4 (quatro) tipos de regras de vôo.
Neste campo você irá inserir a regra de vôo desejada e que irá aplicar em seu vôo (VFR, IFR). Existem apenas 2 (dois) tipos de condições em que você pode realizar seu vôo, a condição visual (VFR) ou a condição instrumento (IFR), as demais regras que iremos aprender é relativo a composição destas 2 (duas) condições de vôo. Em suma segue abaixo um diagrama para melhor entendimento: I – Quando se pretende realizar o vôo instrumento (IFR)
V – Quando se pretende realizar o vôo visual (VFR)
Y – Quando se pretende iniciar o vôo inicialmente instrumento (IFR), seguido por uma ou mais mudanças das regras de vôo.
Z – Quando se pretende iniciar o vôo inicialmente visual (VFR), seguido por uma ou mais