Aviaçao
Desde o alvorecer da aviação comercial, já se encaminhava carga por via aérea. Fossem por meio de malote, pequenas caixas, documentos postais e ate produtos de guerra, os materiais eram enviados nos espaços ainda disponíveis das pequenas aeronaves.
Quando da obsolescência de alguns aviões, muitos começaram a ser recuperados para serem transformados em cargueiros. Surgem então os primeiros vôos somente de carga e, posteriormente, as primeiras empresas ligadas a um novo setor, o de transporte de carga por via aérea.
Com uma grande quantidade de passageiros, os aviões de tecnologia de ponta, grande capacidade e volume alto de cargas, o aeroporto precisa ter estrutura para receber tudo isso. Se houver organização e tecnologia aliada a soluções logística, o país tem o transporte aéreo como grande aliado nas exportações, importações, transporte de passageiros e como futuro do país de dimensões continentais. Se não houver, a estrutura pode chegar ao colapso, gerando grande um caos aéreo. Esse “apagão” atinge passageiro e cargas, gerando atrasos e prejuízos.
Diante do exposto, presente trabalho tem como meta fornecer informação sobre aspectos relacionados ao transporte de cargas aéreas no século XXI. A abordagem do tema justifica-se, pois pela necessidade de adquirir conhecimento relacionado ao transporte de cargas, por ser um assunto primordial no campo da aviação.
Assim será abordado o conjunto de fatores existentes conforme especificação a seguir: transporte de alimentos, cargas perigosas, medicação, em geral todo tipo de carga, e o compartimento que cada uma deve ser armazenada.
Espera-se no final do trabalho que se tenha informações suficientes para compreender como é feito o transporte de