Avaliação
São Paulo, 5 março de 2012
Caro estudante, estamos iniciando a disciplina de Filosofia, e esta primeira unidade é uma reflexão sobre o que ela representa constituindo-se assim um importante referencial para embasar as próximas Unidades.
Leia com atenção e, se tiver dúvidas, releia e busque esclarecê-las perguntando ao Professor (EDI).
(Vamos juntos construir novos conhecimento). Bons estudos.
Objetivo
Você vai conhecer ou rever, caso já conheça, algumas maneiras de entender o que é a Filosofia e o ato de filosofar, além de uma breve discussão sobre algumas características de cada período da sua história milenar. Vamos também discutir o significado do ato de filosofar a partir de um confronto entre duas concepções de Filosofia, em dois textos de Platão: uma concepção socrática, segundo a qual ela é o amor pela sabedoria, a busca do conhecimento da realidade, incluindo-se o autoconhecimento, e uma concepção platônica, segundo a qual ela é a realização desta busca do conhecimento, ou seja, é a verdade já encontrada.
Temas para o 1º bimestre
O que é Filosofia?
Principais períodos da História da Filosofia.
Sócrates e Platão: um confronto entre dois modos de entender a Filosofia.
Módulo 1
O que é Filosofia?
No seu sentido mais comum, o substantivo filosofia ou o verbo filosofar tem a ver com pensamento ou com o ato de pensar. Filosofar é pensar sobre o que nos acontece, sobre o sentido do que nos acontece ou sobre o significado da vida humana ou da vida biológica como tal. Diz-se assim que se tem uma “filosofia de vida”. Mas este significado do termo certamente é muito amplo e vago. Até mesmo pensar não é a mesma coisa para todos.
Há um sentido menos comum, em que filosofar significa saber viver, ou melhor, saber viver com sabedoria, de acordo com uma doutrina, com uma Filosofia. Assim há, por exemplo, sabedorias diferentes daquela ocidental. Por isso se fala dos sábios orientais
Confúcio e Lao Tsé (China), Buda (Índia) e Zaratustra