Avaliação x evasão escolar
Cláudia Azevedo de Oliveira
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM X EVASÃO ESCOLAR
A INFLUÊNCIA ESTRUTURAL DO ENFOQUE DE AVALIAÇÃO NA DISPERSÃO DOS BANCOS ESCOLARES
Porto Alegre, 2012.
CLÁUDIA AZEVEDO DE OLIVEIRA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM X EVASÃO ESCOLAR
A INFLUÊNCIA ESTRUTURAL DO ENFOQUE DE AVALIAÇÃO NA DISPERSÃO DOS BANCOS ESCOLARES
Artigo científico apresentado para a disciplina de Avaliação da Aprendizagem e Gestão Escolar do curso de Pós-Graduação em Formação Pedagógica de Professores orientado pela Profª. Me. Salete Trainotti.
Porto Alegre
Maio/2012
1. Introdução
Duas das questões mais polêmicas dentro do universo da pedagogia: avaliação da aprendizagem e evasão escolar. Nos dias de hoje, a avaliação da aprendizagem não é algo meramente técnico. Envolve auto-estima, respeito à vivência e cultura própria do indivíduo. O mais triste é que essas dimensões não são perceptíveis a todos os professores. O educador que faz uso de instrumentos de avaliação diversos para, ao longo de uma etapa, acompanhar o ensino-aprendizagem, é diferente daquele que se restringe a dar uma prova ao final do período. Este educador, na sua solitária tarefa de ensinar, não consegue desmontar todas as causas da evasão escolar no país, mas todavia também não contribui mais para este quadro.
Este trabalho busca estabelecer relações entre a evasão escolar, nitidamente um problema de relevância nacional, e as práticas avaliativas na maioria das escolas brasileiras, abordando novas propostas, defendidas por importantes autores, para a educação. A inclusão e manutenção do aluno no ambiente escolar é um ponto a ser considerado no desenvolvimento intelectual da sociedade, haja vista que a educação é um vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável e equitativo. Além disso, o grau de escolaridade constitui-se um dos principais fatores que determinam o nível de empregabilidade dos indivíduos e