Principais motivos da evasão/infrequência escolar no município de triunfo no ano de 2010
Na primeira parte problematizamos o tema indicando através das categorias de análise e das hipóteses, quais os principais motivos da evasão/infrequência escolar, onde será realizada a revisão de literatura para embasar os objetivos a serem alcançados.
Na metodologia apresentamos o quadro de operacionalização, com as categorias, dimensões, indicadores, fontes e procedimentos do tema referido, conceitos para que assim possamos nos aprofundar dentro do contexto abordado.
Na segunda parte, fala da pesquisa propriamente dita, onde se analisa os dados coletados, ou seja, os percentuais obtidos de acordo com as respostas dos alunos, dos responsáveis e dos profissionais da educação. Parte 1 – PROJETO DE PESQUISA
1- Problemática de Pesquisa
1.1 – Introdução ao problema
São os mais diversos os motivos que levam uma criança e/ou um adolescente se tornar infrequente ou evadir a escola. Desde professores desmotivados pelos baixos salários, despreparados para enfrentar os novos desafios que os alunos contemporâneos os apresentam no dia-a-dia de trabalho, até os graves problemas sociais que assolam o nosso país, falta de comprometimento dos pais, falta de investimento em todos os níveis desde a educação infantil até o ensino superior. Desta forma cabe ao assistente social analisar tais fenômenos, pois aí nos parece que está surgindo uma demanda para esta profissão.
Desta forma a escolha do tema evasão e/ou infrequencia escolar nos motivou a pretensão de conhecer de fato a realidade destes jovens que por diversos motivos abandonam o meio estudantil.
Esta pesquisa tem como