Avaliação Na eDUCAÇÃO INFANTIL
A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e ampliação de seus conhecimentos. Nesse sentido, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. Muito mais do que isso, a avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no fazer educativo.
A distância existente entre o discurso e a prática de alguns educadores e educadoras, principalmente a ação classificatória e autoria exercida pela maioria, encontra explicação na concepção de avaliação do educador/a, reflexo de sua estória de vida como aluno/a e professor/a.
A avaliação da aprendizagem vai depender muito da prática pedagógica do professor . É ele que definirá as regras a serem adotadas para o processo de avaliação. Mas, não deve esquecer que uma avaliação mal realizada, implicará em prejuízos ao processo de ensino-aprendizagem e no final, muitas vezes, só o aluno é punido com o fracasso refletido no resultado escolar.
É muito comum o professor ter um discurso e outra prática. Durante as aulas, está sempre com inovações, aceita colocações dos alunos, mas na hora da avaliação, só testes e prova. Deve-se ter em mente o bom censo de aliar o que há de bom dos métodos educacionais adotados antigamente com o que há de bom dos métodos atuais, para alcançarmos a tão sonhada qualidade educacional.
Dentro deste contexto de compromisso com a qualidade da educação pública, a avaliação assume dimensões mais abrangentes e passa a ter algumas características importantes. A primeira delas diz