Avaliação escolar
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS
CLAUDIA
GISELLE TRINDADE ROSELENE LACERDA
RIO DE JANEIRO NOVEMBRO - 2012
CLAUDIA
GISELLE TRINDADE
ROSELENE LACERDA
TRABALHO DE AVALIAÇÃO:
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Trabalho apresentado à Professora Lúcia Mara/ 5º Período, 3º turno, do curso de licenciatura em Pedagogia da Faculdade Cândido Mendes.
.
UCAM – Tijuca
RIO DE JANEIRO NOVEMBRO – 2012
Principal característica:
É a forma de apresentar os conteúdos, pois estes não devem ser separados da realidade social
Principal papel:
Preparar os alunos para o mundo em que vivem tornando os seres críticos conscientes das contradições existentes na sociedade da qual fazem parte.
Não basta que os conteúdos sejam apenas ensinados, é preciso que se liguem de forma indissociável a sua significação humana social.
Tendência Histórico-crítica
Esse método de conteúdo não parte de um saber artificial depositado a partir de fora, nem do saber espontâneo, mas da relação direta com a experiência do aluno confrontado com o saber trazido de fora. A partir deste contexto o professor é o mediador, sua função é orientar, abrir perspectivas numa relação de troca entre o meio e o aluno a partir dos conteúdos.
A pedagogia crítico social dos conteúdos surge logo no inicio dos anos 80 colocando-se como uma reação de alguns educadores que não aceitaram a relevância que a pedagogia libertadora dá ao aprendizado chamado saber elaborado.
A pedagogia crítico social dos conteúdos assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados, afim de colocar as classes populares em condições de uma efetiva participação nas lutas sociais. Os alunos precisam interpretar suas experiências de vida e defender seus interesses.
A partir dessa tendência: * O conhecimento - é a parte inseparável da prática social, resultando de trocas que se estabelecem