Avaliação Educacional
Avaliação educacional
O Sentido de Avaliar: Em Busca de uma Avaliação Formativa
Leocadia Maria dos Anjos
São Paulo
08/09/2014
A avaliação formativa é a componente indispensável e indissociável da prática pedagógica, suas múltiplas funções na orientação e regulação do processo ensino-aprendizagem. Para o aluno muitas vezes a avaliação é vista apenas como um método que o professor usa para saber se ele entendeu ou não o conteúdo que lhe foi passado. Para o professor, a avaliação formativa orienta e regula a prática pedagógica é como um processo bidirecional entre professor e aluno para aprimorar, regular e orientar a aprendizagem. Os professores acabam encontrando varias dificuldade para passar o conteúdo a seus alunos divide as diversidades socioeconômicas que encontram em sala de aula. Cabe ao professor identificar as dificuldades que seus alunos possam apresentar durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Hoje não se pode mais medir ou avaliar a aprendizagem de um aluno como uma tabela de zero a cem, aonde os objetivos são distorcidos e muitas vezes usados para castigar e ameaça-los a reprovação.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire.
Biografia:
Paulo Reglus Neves Freire Foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro. É Patrono da Educação Brasileira.
O papel do professor é identificar as dificuldades que o aluno venha a ter durante o processo de aprendizagem sendo assim um mediador e orientador para ensinar os alunos os princípios e conceitos básicos permitindo ao individuo um futuro em que possa fazer suas próprias escolhas. Segundo (Mandela), “(A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo)”. Este pensamento se adéqua aos conceitos da humanidade, pois é uma frase que serve tanto para o presente quanto para o passado não importa