Avaliação educacional
REGINA CRISTINA CORREA MOREIRA
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Trabalho da Disciplina de Avaliação Educacional do curso de Especialização em Gestão Escolar, sob orientação da Prof. Mestre Valdir Abreu, pela Faculdade Teológica do Estado do Pará.
ABAETETUBA – PA
2008
FACULDADE TEOLÓGICA DO ESTADO DO PARÁ
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
ABAETETUBA-PA
2008
RESUMO:
O presente artigo tem por finalidade, contribuir para uma reflexão sobre a avaliação no contexto educacional, caracterizada em sua amplitude, nos aspectos que lhe dão a devida relevância e na ótica dos autores que têm oferecido contribuições. Sabe-se que a educação é um direito de todos os cidadãos, assegurando-se a igualdade de oportunidades (Constituição Federal Brasileira). Inseridas neste contexto, ao estudarem, as pessoas passam muitas e muitas vezes pela avaliação, cujos aspectos legais norteiam o processo educacional através dos regimentos escolares. Assim, as avaliações são tidas como obrigatórias e, através delas, se define o caminho para atingir os objetivos pessoais e sociais.
PALAVRAS CHAVE: Avaliação- ensino-aprendizagem
INTRODUÇÃO
Ao longo dos tempos, a humanidade vem discutindo sua existência praticando momentos de avaliações para verificar sua trajetória desde o seu começo, para explicitar o que é certo e o que é errado, ou seja, indica os caminhos a serem trilhados pelo homem considerados corretos, assim como indica os caminhos considerados incorretos. Luckesi (1995).
Assim, verificamos que o ato de avaliar, envolve: subjetividade, normas, condutas e códigos criados pelo próprio homem.
A avaliação é uma constante em nossos dias. Avaliar é um julgamento de valores que fazemos de nós mesmos e das pessoas com as quais convivemos, é um processo contínuo que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitude das pessoas.
Apesar da à