AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
PORTFÓLIO
PROJETO PRÁTICA
MAIO - 2014
BARRETOS SP
A escola tem como objetivo o saber, atendendo à todas necessidades culturais e de construção de conhecimento. O aspecto do contexto escolar, deve ser valorizado identificando as pessoas que interagem com ela, incentivando e promovendo ações para o exercício da cidadania.
A escola deve ser a principal ferramenta de inclusão, livre de preconceitos, a qual se dispõe a reconhecer e a valorizar a singularidade dos seres, para entender a inclusão. É preciso que a escola assegure os direitos das crianças e adolescentes por meio de práticas educativas. O decreto n° 6.949, de 25/08/2009, no art.24, ressalta o direito à educação para as pessoas com deficiência, sem nenhum tipo de descriminação e com igualdade de oportunidades e que a escola é para todos.
Para que tais direitos legais sejam cumpridos, a comunidade escolar é essencial, todos têm que ter acesso ao projeto escolar, agir coletivamente e a equipe escolar deve agir em conjunto e expor a sua opinião, ver a melhor maneira de fazer com que todos os alunos sejam tratados e vistos da mesma forma. A participação da família é essencial para que o aluno, principalmente com deficiência permaneça na escola e tenha a oportunidade para aprender.
Uma ferramenta importante para a escola é o Plano Político Pedagógico (PPP), onde o ensino de qualidade é o princípio, tendo significado na gestão democrática e participativa.
O Projeto Político-Pedagógico deve ser considerado um plano teórico e prático; seu processo de elaboração requer que toda a comunidade escolar compreenda que planejar traz as possíveis intervenções que se façam necessárias no cotidiano escolar e que tal planejamento é também ação reflexiva que permite questionamentos, proposição de objetivos e metas, formulação de hipóteses, sequenciamento de etapas a serem executadas; viabilizando o pensar sobre, ou seja, a sistematização do que se pretende