Ciclos biogeoquimicos
Chamamos de CICLOS BIOGEOQUÍMICOS aos “caminhos” que os elementos químicos percorrem entre os seres vivos e o ambiente, retornando aos seres vivos.
1 CICLO DA ÁGUA ou HIDROLÓGICO
A água é o composto inorgânico mais abundante, tanto na constituição dos seres vivos como no ambiente.
O ciclo da água pode ser dividido em GRANDE CICLO (ciclo longo) e PEQUENO CICLO (ciclo curto).
No PEQUENO CICLO, as águas contidas nos mares, rios, lagos, e que se encontra misturada com o solo, é aquecida pelo calor do sol, evapora-se do ambiente e se condensa em forma de nuvens na atmosfera, devido ao resfriamento em maiores altitudes. Depois ocorre a precipitação na forma líquida (chuva ou neblina) ou na forma sólida, como neve ou granizo, voltando novamente à terra.
No GRANDE CICLO, PARTICIPAM OS SERES VIVOS. As plantas absorvem água do solo, que é fundamental para a realização da fotossíntese. Posteriormente a água é liberada pelo processo da respiração e transpiração das plantas (EVAPOTRANSPIRAÇÃO).
Em função desses processos, as florestas tropicais densas estão sempre úmidas, contribuindo para manutenção do clima da Terra.
A superfície terrestre é recoberta por cerca de 75% de água. De toda a água que recobre a Terra, cerca de 97% pertencem ao TALASSOCICLO (do grego thalassos = mar), isto é, ao conjunto que abrange todos os ecossistemas marinhos. O restante pertence ao LIMNOCICLO (do grego limne = lago), ou seja, ao conjunto de todos os ecossistemas de água doce. O limnociclo pode ser dividido em: ÁGUAS LÓTICAS (são as águas correntes, como as dos rios, riachos e cascatas); ÁGUAS LÊNTICAS (são as águas paradas, como as dos lagos, lagoas, brejos e regiões alagadas).
2 CICLO DO CARBONO
O carbono (CO2 principalmente) é um elemento presente na atmosfera e também está dissolvido nas águas do planeta.
Os fotossintetizantes retiram o carbono da atmosfera pelo processo da fotossíntese e o transformam em glicose (celulose e amido).
Pelo processo