avaliação educacional
Fortaleza
2014
Fichamento
VIGOTSKY,L.S. A formação social da mente. 2.ed. trad. Jose Apollo neto, Luis Silveira Memma Barreto e Solange castro afeche. São Paulo: Martins fontes, 1998( psicologia e pedagogia)
Texto: A interação social e a transformação prática
...
“Essas observações me levam a concluir que as crianças resolvem suas tarefas práticas com a ajuda da fala, assim como dos olhos e da mão. Essas unidades de percepção, fala e ação, que, em ultima instancia, provoca a internalização do campo visual, constitui o objeto central de qualquer analise da origem das formas caracteristicamente humanas de comportamento.
...
[...] no momento em que as crianças desenvolvem um método de comportamento para guiarem a si mesmas, o qual tinha sido usado previamente em relação a outra pessoa, e quando elas organizam sua própria atividade de acordo com uma forma social de comportamento, conseguem, com sucesso, impor a si mesmas uma atitude social. A historia do processo de internalização da fala social é também a historia da socialização do intelecto prático das crianças.
...
Em resumo quando as crianças se confrontam com um problema um pouco mais complicado para elas, apresentam uma variedade complexa de respostas que incluem: tentativas diretas de atingir o objetivo, uso de instrumentos, fala dirigida á pessoa que conduz o experimento ou fala que simplesmente acompanha a ação e apelos verbais direto ao objeto de sua atenção.
Comentário:
A autora quis dizer que numa primeira instancia a criança desenvolve a fala egocêntrica que vai lhe permitir a interação com outras pessoas e a solução de problemas que lhe surgem.
Através do aperfeiçoamento dessa linguagem ela se torna capaz de interagir com os outros e desenvolver seu intelecto, tornando- se capaz de planejar, e enfrentar seus obstáculos.