Avaliação dos processos educativos.
A ESCOLA DA VIDA DEVE ESTAR PRESENTE NA ESCOLA INSTITUCIONAL
RIO BRANCO DO IVAÍ
2012
PATRÍCIA MARIA GONÇALVES
A ESCOLA DA VIDA DEVE ESTAR PRESENTE NA ESCOLA INSTITUCIONAL
Trabalho apresentado à coordenação do Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação – ESAP / Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, como parte dos requisitos para obtenção do título de especialista em Educação do Campo. Disciplina: Avaliação dos Processos Educativos.
Professora: Priscila Campiolo Manesco Paixão
RIO BRANCO DO IVAÍ
2012
Brandão (1982) diz que “A escola da vida deve estar presente na escola institucional”. Partindo de tais considerações, elabore uma síntese sobre a afirmação. Lembre-se de posicionar-se criticamente diante do assunto:
“A escola da vida deve estar presente na escola institucional”
Perante a realidade da educação e da vida dos alunos, tem se tornado um desafio fazer com que a escola continue cumprindo o seu papel, honrando sua responsabilidade institucional na sociedade e permanecendo no mesmo patamar, sem ser desestruturada, diante dos fatos de seu cotidiano de seu público. Entretanto faz-se primordial despertar no aluno a vontade de dedicar o maior tempo possível a atividades de aprendizagem, fazendo uso constante das oportunidades de ensino que lhe são ofertadas. Isto evidencia que, no final das contas, o aluno é o fator determinante no processo. Um currículo sobrecarregado torna impossível a aprendizagem. Além disso, é necessário fornecer aos estudantes oportunidades concretas de aprenderem: materiais didáticos e livros atraentes por exemplo. O que nos leva automaticamente aos responsáveis pela oferta destas oportunidades do processo de aprendizagem.
2. No campo