Avaliação do nível de informação sobre produtos transgênicos
MARINA HASMANN STEGE MIALARET
AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE INFORMAÇÃO SOBRE PRODUTOS TRANSGÊNICOS
São José dos Campos
2012
MARINA HASMANN STEGE MIALARET
AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE INFORMAÇÃO SOBRE PRODUTOS TRANSGÊNICOS
Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Paulista, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Biomedicina.
Orientadora: Profa. MSc Mônica Benatti
São José dos Campos
2012.
1. RESUMO
Os estudos da genética começaram com os princípios da hereditariedade, envolvendo as pesquisas com ervilhas realizadas por Gregor Mendel. Com a descoberta do DNA, buscou-se determinar seus componentes químicos, denominado de ácido nucléico e anos depois por nucleotídeos. Quando Oswald Avery ligou o DNA à hereditariedade, os transgênicos começam a ter relevância. Os transgênicos são organismos que contém materiais genéticos de outros organismos. Estes são gerados através da técnica de DNA recombinante, decorrente da engenharia genética.
O emprego de transgênicos vem crescendo através dos anos e pode ser observado nas prateleiras dos supermercados. Isso significa que há vantagens em sua produção, como por exemplo, diminuir a fome no mundo, possibilitando uma maior produtividade e assim uma maior oferta de alimentos.
A biotecnologia é uma das ferramentas mais importantes para a agricultura hoje, trazendo uma agricultura mais produtiva, saudável e sustentável. Com isso a estratégia do Brasil é aumentar seu investimento em transgênicos, desobstruindo o que vem atrapalhando pesquisas nessa área.
Assim é necessário que a sociedade tenha uma conscientização sobre os transgênicos, e suas vantagens e desvantagens. O papel do cidadão é questionar ao governo, as origens dos alimentos e a cobrança