Avaliação de um micro-empresa
O empreendimento objeto de estudo deste trabalho, está localizado no Campus Professional desta IFES, conhecido como “Ver-o-pesinho”. Este é propriedade desta Universidade Federal e está alugado para a Sra. Maria das Graças Bernardinho Pereira. Cujo responsável pelo seu funcionamento é seu marido, Sr. Manuel. Segundo o responsável pelo negócio, as características do estabelecimento correspondem a comercialização de alimentos, tais como venda de lanches, refeições e bebidas não alcoólicas.
As refeições, que são vendidas no estabelecimento, são de fabricação própria e os lanches são obtidos através de um distribuidor, bem como as bebidas. O comerciante não possui controle de suas compras e vendas, isto é, o mesmo não possui controle dos seus custos e do seu lucro. As compras e produção de alimentos são realizadas diariamente, entretanto, não é mensurável, ou seja, não há, também, nenhum controle neste sentido. Sua renda se baseia na diferença entre seu custo e faturamento.
O Comerciante em questão, devido ao fato de não controlar as finanças de seu empreendimento, também não sabe expressar de maneira quantitativa o valor de sua renda mensal.
Conforme mencionado pelo comerciante, durante o período de férias escolares, ou situação de perda de demanda como no caso de greve, o mesmo continua suas atividades normalmente, embora haja perda significativa nas vendas.
O nível de escolaridade do comerciante é baixo, este conclui apenas a 2ª série do ensino fundamental. Assim como outros comerciantes que atuam no “Ver-o-pesinho”, o Sr. Manuel participou de alguns cursos ofertados pela própria Universidade Federal do Pará, como preparo no exercício de suas atividades laborais.
A maioria dos clientes deste negócio são alunos, porém não são freqüentes. O comerciante não possui outro meio de subsistência, e acredita que para melhor destaque em relação a concorrência deveria haver uma redução nos preços de seus produtos.
Após a entrevista