Avaliação de grupo
Munidos com informações de empresas de recrutamento e profissionais de RH, os usuários de redes sociais tendem a maneirar na divulgação de comunidades, fotos e frases que podem pegar mal no ambiente de trabalho. Ainda assim, eles não estão livres de terem seus perfis profissionais comprometidos no universo virtual: o site Unvarnished lançado na semana passada em versão de testes, quer que os internautas deem uma opinião honesta sobre os colegas de trabalho, para o bem ou para o mal. Mesmo que seja para xingar o chefe.
Para se cadastrar, os usuários precisam usar seu login e senha do Facebook e entrar em uma fila de espera – ter conhecidos que já usam o site pode render convites e agilizar o processo.
O serviço, que permite comentários anônimos e por isso causa controvérsias sobre sua credibilidade, foi criado por veteranos do eBay e do LinkedIn, este último um site de relacionamentos com perfil profissional. “Estamos tentando levar a forma como a reputação profissional funciona no mundo offline para o online”, afirmou o cofundador Peter Kazanjy à revista “Time”.
Com os dados do Facebook, os usuários conseguem criar perfis deles mesmos ou de outras pessoas. No primeiro caso, ele pode receber comentários (sempre anônimos), enquanto no segundo pode comentar ou avaliar a reputação daquela pessoa no mercado. Além das informações escritas anonimamente, é possível dar nota para a pessoa avaliada (de uma a cinco estrelas).
À “Time”, Kazanjy alegou que é importante manter os usuários anônimos para que os depoimentos sejam honestos. Ao mesmo tempo, lembra a publicação, essa possibilidade aumenta a chance do uso inapropriado do serviço. “Sentiu-se ofendido pelo chefe? Vingue-se anonimamente no Unvarnished: há poucas chances de você ser pego, mas há possíveis conseqüências para a reputação profissional dele ou dela”, escreveu a “Time”. .Segundo o cofundador do site de relacionamentos, o fato de os