Lattes - grupos de pesquisa e avaliação qualis
QUALIS, Fomento à Pesquisa e Comitê de Ética em Pesquisa
A Temática desta semana consiste em demonstrar quais são algumas de nossas ferramentas de pesquisa e trazer à tona a discussão da ética na pesquisa.
O primeiro passo para qualquer interessado na área de pesquisa é incluir seu currículo na plataforma Lattes. Através desta ação, o interessado estará apto a participar de
Grupos de Pesquisa e facilitará a disseminação de suas informações e de suas descobertas no campo de pesquisa. Permite também a inserção das informações do pesquisador e de seus grupos de pesquisa nas bases de dados corrente e na base de dados censitária, contribuindo deste modo para dar força ao amplo mercado de pesquisas em nosso país.
A ética na pesquisa está intrinsecamente ligada à necessidade de pautarmos os relacionamentos humanos de modo justo, harmonioso e igualitário. Ela existe para que haja cuidado com a vida humana e com as pesquisa com seres humanos, assim, garantindo a existência de limites e o respeito aos direitos humanos, e a manutenção de seus interesses acima dos interesses da ciência.
Nosso país tem avançado no campo de pesquisa e pari passu às discussões internacionais acerca da Bioética, foi desenvolvida a Resolução 196/96, que lida com a
Regulamentação dos Comitês de Ética de Pesquisa e a preservação do sujeito de pesquisa, bem como a garantia de que os princípios éticos serão adotados em pesquisas que envolvam seres humanos, sejam na área da saúde ou não.
Do ponto de vista didático o uso das palavras cruzadas pode ser uma importante ferramenta de fixação e também como substituto ou mecanismo de apoio aos meios usuais de ensino.
Quando se cria ou se adapta um jogo ao conteúdo proposto, ocorre o desenvolvimento de habilidades que envolvem o indivíduo em todos os aspectos, com o objetivo torná-lo mais competente na produção de respostas criativas e eficazes para solucionar os