Piaget
O pensamento de Piaget é voltado para o construtivismo e interacionismo para nos ajudar a pensar sobre o conhecimento científico. A prioridade é compreender como o aprendiz evolui em conhecimento e em relação ao seu desenvolvimento pessoal.
Sua teoria do conhecimento está voltada para estudar as condições necessárias para atingir a fase adulta, construindo a realidade por meio da interação. Assim, o educador pode e deve contribuir com esse processo levando o educando a refletir sobre suas próprias produções. Piaget deu ênfase ao caráter construtivo.
Assim, a educação traça como objetivo, o desenvolvimento do raciocínio autônomo, deixando que a criança estabeleça ação de troca com o meio. O desenvolvimento humano é cultural e social na sua origem.
Para Vygotsky (1994), a aprendizagem gera desenvolvimento, a criança nasce num meio social assim estabelecendo as primeiras relações com a linguagem, fazendo-se interagir. Há uma mediação entre a relação homem e mundo. Assim, faz-se necessário utilizar instrumentos para transformar a natureza, onde exige planejamento, ação coletiva e comunicação social. Vigotski deu ênfase aos processos de troca, a interação da criança com o meio.
As práticas educativas se situam na própria cultura e no grupo social, sendo afetadas pelo conhecimento valorizado e pela forma que se permite o acesso ao mesmo. A família é afetada diretamente pela cultura. A prática educativa se dá através das ações efetivamente transformadoras no seu desenvolvimento cultural.
Os educadores devem sempre repensar nas práticas educativas no sentido de promover a aprendizagem e o