Avaliação de desempenho
Devido as crises a organização tem reduzido em muito seus custos, porém sua produção tem cada vez mais aumentada a sua linha de produção, melhorando a qualidade de seus produtos e serviços junto a seus clientes, investindo em marketing e tecnologias de ponta e em novas políticas de gestão de pessoas. Um modelo sistêmico de gestão de pessoas possibilita perceber as possíveis inter-relações entre as condições externas do mercado, as competências necessárias do profissional e o que será exigido no processo de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal.
A avaliação de desempenho constitui-se numa das ferramentas uteis para a gestão de pessoas, uma vez que, a mesa possibilita a Organização identificar se o colaborador está sendo um profissional competente ou não. Segundo Chiavenato esta ferramenta é uma apresentação sistemática do desempenho de cada profissional observando suas metas e resultados a serem alcançadas é um processo que serve para julgar ou estimar o valor e a qualidade da pessoa e, sobretudo a sua contribuição para a organização.
Já para Bateman (1998) a avaliação de desempenho tem dois propósitos básicos o aspecto administrativo e a relação ao desenvolvimento, o primeiro fornece as informações que subsidirão as decisões em relação a vários aspectos, pode fornecer um diagnóstico das necessidades de treinamento.
Em sua monografia intitulada a importância do pedagogo na