Avaliação de desempenho
Podemos considerar a Avaliação e Desempenho, um método para avaliação de funcionários no geral.
Quando a empresa adota a Avaliação e Desempenho é necessário que os processos sejam apresentados aos funcionários com muita transparência, de forma objetiva.
Existem várias metodologias, cada empresa pode adotar ou até mesmo criar um programa para avaliar o desenvolvimento de seus funcionários, de acordo com sua cultura considerando, o valor, missão e metas.
A Avaliação e Desempenho, também gera benefícios a curto, médio e longo prazo, quando bem planejados, que beneficiarão todas as partes envolvidas.
Podemos definir os benefícios em três diferentes tópicos * BENEFÍCIOS PARA O “AVALIADOR ( CHEFE )”
O Avaliador , deve fazer com que seu subordinado ( o avaliado ) compreenda qual é o principal objetivo de uma Avaliação e Desempenho, através da comunicação, orientando como desenvolver seu desempenho. Deve-se fazer uma análise objetiva e não concentrar a avaliação como uma avaliação subjetiva dos hábitos pessoais de cada funcionário.
Desenvolver melhorias no nível de relacionamento e comunicação entre/com equipe.
Apontar para o subordinado pontos positivos, referentes as melhorias em seu desenvolvimento, e o que devem ser desenvolvidos com mais atenção, o que deve ser melhorado.
Tomar decisões relacionadas à aumento de salário por mérito , promoções, transferências, distribuir tarefas e funções na equipe, encaminhar para treinamentos.
* BENEFÍCIOS PARA O “AVALIADO ( SUBORDINADO )”
Conhece expectativas do seu chefe em relação a você, ao seu desempenho, é quando o Avaliador cita seus pontos fortes e fracos, quais providências devem ser tomadas pela empresa ou por você mesmo.
Compreender o que cada empresa mais valoriza em seus funcionários e aspectos de desempenho e comprometimento.
* BENEFÍCIOS PARA A “ ORGANIZAÇÃO”
Identificar as necessidades da equipe e/ou empregados. Efetuar recrutamentos