Avaliação de Desempenho
Escalas Gráficas: É o método mais simples e utilizado, onde se tem facilidade de aplicar e de se compreender, tendo uma visão geral dos fatores dos avaliados.
Porém, sua avaliação é feita de seu desempenho passado, como um método fechado, onde o colaborador não tem participação nenhuma, é superficial e subjetivo.
Escolha Forçada: Este método obtêm resultados confiáveis, isentos de influências pessoais e subjetivas e elimina o efeito Halo. Usa-se frases descritivas determinadas alternativas de tipos de desempenho individual.
É também montada e elaborada de forma mais complexa, tendo um planejamento mais cuidadoso e demorado. Discrimina os colaboradores em: Bons, Médios e Fracos, de uma maneira global, sem informações especificas e sem comparações. Também não tem participação do colaborador.
Pesquisa de Campo: Este método baseia-se em responsabilidades do gerente com a ajuda do DRH, onde permite um planejamento de ações futuras e ajuda ao colaborador na melhoria e alcance de resultados.
Entretanto, é um método demorado e caro, por envolver o especialista que tem um alto custo, e não contém nenhuma participação do avaliado e muito menos nas providências.
Incidentes Críticos: Este método avalia as características excepcionalmente boas e ruins. É registrados os fatos de seus colaboradores, para que se possa ser realçadas e melhoradas no caso de bom e no ruim, deve ser corrigida ou eliminada. Tem facilidade de ser montada e utilizada.
Não se preocupa com as aspectos normais. É difícil de ser usado para tomada de decisão, pois o método refere-se à informações qualitativas.