Avaliação de desempenho
GESTÃO DE PESSOAS, DE IDALBERTO
CHIAVENATO
PROF ROSE DE FIGUEIREDO
2011.2
CONCEITO
É o processo que mede o desempenho do funcionário.
Também revê a atividade produtiva passada para avaliar a contribuição que os indivíduos fizeram para o alcance dos objetivos do sistema administrativo.
Identifica, mensura e administra o desempenho nas organizações. É a maneira pela qual os fornecedores internos e clientes internos avaliam as competências individuais de uma pessoa com a qual mantêm relacionamentos de trabalho e fornecem dados e informações a respeito de seu desempenho e competências individuais pra a sua melhoria contínua.
Por que avaliar o desempenho?
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
Pessoas e organizações precisam conhecer tudo a respeito de seu desempenho. As principais razões pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus colaboradores são:
Recompensas;
Retroação;
Desenvolvimento;
Relacionamento;
Percepção;
Potencial de desenvolvimento;
Aconselhamento.
Quem deve avaliar o desempenho?
A avaliação do desempenho deve mostrar ao colaborador o que as pessoas pensam a respeito do seu trabalho e da sua contribuição à organização e ao cliente. O ideal deveria ser o colaborador. Esta prática se dá em organizações mais democráticas e participativas. Há organizações que delegam ao gerente avaliar o subordinado. Há também empresas que atribuem a avaliação do desempenho à equipe. Outras, adotam um processo circular de 360 graus. É mais comum o RH avaliar o desempenho em empresas burocráticas. Entendendo a avaliação do desempenho humano: http://www.youtube.com/watch?v=8xGrG6zE0o0&featur e=related
Avaliação 360 graus http://www.youtube.com/watch?v=CxuCKDrM28E Entrevista Empresa SA: a administradora, coach e consultora empresarial, Tudy Vieira, fala sobre a avaliação 360º: a importância, a aplicação e a acessibilidade a qualquer tamanho de negócio.