Avaliação de desempenho
Na visão do gestor, a avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. A avaliação de desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, qual é a sua contribuição para o negócio da organização. É um excelente meio pelo qual se localizam problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis dissonâncias ou carência de treinamento e, consequentemente, estabelecer os meios e programas para eliminar ou neutralizar tais problemas.
Feedback
O feedback para o gestor compõe o eixo central de relacionamento entre seus colaboradores, que apesar da dificuldade em dar e receber, é fundamental para melhorar o clima organizacional e o comportamento humano. O “feedback é um processo de ajuda para mudanças de comportamento; é comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas”.
Para o gestor dar e receber feedback não é uma tarefa simples, nem tão pouco fácil, devido a complexidade da mente humana, que dificulta a forma de dar feedback, pois nunca se sabe como o receptor vai reagir e nem se o retorno virá a contento.
Receber feedback também é difícil, pois nem sempre estamos preparados para ouvir o que o outro tem a dizer e muitos vezes já temos uma imagem própria e nos recusamos a aceitar as feedback do outro. Porém a recepção de feedback, torna-se mais fácil quando o transmissor é de nossa confiança, e sua transmissão é de forma clara e calma. Existem diversos mecanismos que podem distorcer o feedback, tais como: isolamento para ouvir, negação da realidade, racionalização / justificativa, comportamento de defesa e distorção dos fatos.