avaliação de desempenho modelo
A palavra comunicação é originária do latim communicare, que significa “tornar comum”, “partilhar”, “repartir”, “associar”, “trocar opiniões”, “conferenciar”. Comunicar implica em participação (communicatio tem o sentido de “participação”), interação, troca de mensagens, emissão ou recebimento de informações (MATOS, 2009).
Comunicação nas organizações A comunicação é uma ferramenta estratégica indispensável dentro das organizações, quando praticado permite maior interação entre todos os níveis organizacionais, motivando a força de trabalho em equipe e comprometimento no alcance das metas e objetivos.
É um processo de troca, e seu uso adequado garante o envolvimento das pessoas e o compartilhamento de ideias, informações, experiências e valores. Tem por objetivo também motivar os colaboradores, fazer com que eles sintam-se mais engajados com a empresa e melhorar a qualidade de vida no trabalho. É fundamental para excelência no relacionamento entre uma organização e seu público interno e externo.
A comunicação se constitui como um dos aspectos básicos da atividade gerencial. Se administrar é fazer com que as coisas sejam feitas por meio das pessoas, e para que as pessoas possam fazer as coisas de maneira eficiente e eficaz, torna-se necessário comunicar constantemente a elas o que deve ser feito, como, quando, etc. E igualmente como está sendo feito, para que elas tenham uma informação (retroação) a respeito de seu desempenho (SILVA et al, 2007, p. 01).
De acordo com Matos (2009), com um bom plano de comunicação, que leve em consideração a realidade cultural e organizacional da empresa, um ambiente de desânimo e desinteresse pode ser transformado em uma realidade dinâmica e participativa. Um programa integrado de comunicação pode interromper uma situação de deterioração empresarial, facilitando o diagnóstico organizacional, que poderá utilizar a comunicação como um precioso instrumento de suporte para uma reestruturação.
Canais de