Avaliação de Desempenho em Aceleração
Setor de Tecnologia
Engenharia Mecânica
Fundamentos da Dinâmica Veicular
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM ACELERAÇÃO DO VEICULO FÓRMULA JUNIOR
CURITIBA janeiro/2013 SUMÁRIO
Sumário – Imagens
INTRODUÇÃO Ao definir uma equipe, com a supervisão do professor Ravilson Antonio Chemin Filho, nasceu então o projeto UFPR Fórmula, no início do segundo semestre de 2010. A competição consiste basicamente em formar equipes universitárias para gerenciar um veículo monoposto e seu desempenho em diversos autódromos brasileiros, sempre acompanhando a F3 Sudam, seguindo um regulamento de competição desenvolvido pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Como objetivos principais, o projeto visa aproximar os alunos deste ramo da engenharia, sendo através de contato direto com pistas, busca por negócios (patrocínios), análise, pesquisa e aplicação de conhecimento técnico no veículo (com as limitações do regulamento). Também serve como categoria intermediária para pilotos em início de carreira, entre o kart e a F3. Este trabalho tem o intuito de analisar o desempenho em aceleração do veículo formula, de modo à analisar e apontar possíveis melhoria no desempenho do motor.
DEFINIÇÕES DO PROJETO
O experimento consiste em levantar as informações “chave” do veiculo de competição Fórmula UFPR Junior, como área frontal, potência do motor, diâmetro das rodas, torque máximo, rotações do motor, relações de marcha, etc. a fim de obter as curvas de potência, torque e resistência que o motor sofre.
OBJETIVOS DO PROJETO
O objetivo principal desse experimento é a avaliação do carro da equipe Fórmula UFPR em relação a sua potência e as forças resistivas que o veiculo sofre ao se deslocar, seja via aceleração ou frenagem, seja forças que se oponham graças ao aclive por ele enfrentado, seja por rolamentos ou forças aerodinâmicas.
DADOS INICIAIS DO VEÍCULO
Motor: