sistematização Homem, Homens.
Sistematização de Leitura.
Trabalho apresentado à disciplina 1SOC729/20, ministrada pela professora Deise Maia, como parte das avaliações propostas no curso de Introdução à Antropologia em Ciência Sociais da Uel.
-Londrina -2011-
Sistematização
RODRIGUES- Homem, homens. In Antropologia e Comunicação: Princípios radicais. Rio de Janeiro. Tempo e espaço. 1989.
Sobre o autor: José Carlos Rodrigues, graduado em sociologia pela universidade federal do fluminense (UFF). Fez mestrado em antropologia e é doutor pela Sorbonne (França). É professor do curso de mestrado do departamento de comunicação da PUC-rio e esta escrevendo “antropologia e significação”, um livro que trabalha com a significação dentro da problemática antropológica.
Objetivos do autor: Escrever uma introdução, que seja menos didática, à antropologia. Abordando as grandes questões antropológicas com uma linguagem mais acessível aos não familiarizados ao vocabulário específico da antropologia, buscando reunir ideias dispersas.
Título: O primeiro subtítulo de antropologia e comunicação era “princípios de uma antropologia suicida” sendo substituído por “princípios radicais”, nas palavras do autor: “Isso porque o livro é antropologia até as últimas consequências, que se relativiza e mostra que a coisa mais etnocêntrica do mundo é a relativização.”
Já o título do texto “homem, homens” se refere a relação entre um indivíduo com a sociedade, ou seja, entre cada homem e seus semelhantes.
Ideias principais:
- A multiplicidade cultural.
- Encontro da semelhança nas diferenças.
- A utopia do método científico, porque este nada mais é do outra visão dos fatos.
- Verdade ausente causada por infinitas verdades absolutas.
- Comunicação como complemento da sociedade, seja ela