leitura dinamica
Você agora deverá ler as explicações descritas no capítulo
Leitura Dinâmica, para conhecer mais detalhes sobre os principais fundamentos do curso, seus exercícios, e em seguida treinar a programação proposta.
Na medida em que você avança no treinamento, poderá observar mudanças graduais no seu desempenho, e completando o curso, multiplicar de duas a cinco vezes a sua velocidade de leitura.
LEITURA CONVENCIONAL
A leitura é um processo que consiste, em primeiro lugar na movimentação dos olhos percorrendo as palavras, que em seguida são fotografadas e transformadas em imagens para depois serem traduzidas em idéias pela mente.
Começaremos o curso, tratando em primeiro lugar de aperfeiçoar os movimentos oculares, sem a preocupação de compreender as palavras propostas nos exercícios de velocidade. Quando você inicia uma leitura pelo processo convencional, ou seja sílaba por sílaba como são pronunciadas, você consegue no máximo ler na velocidade da fala. Desse modo, o tempo de leitura é prejudicado pelas paradas provocadas para a compreensão de cada sílaba.
Durante o treinamento você aprenderá a fixar as palavras completas pelo reconhecimento da imagem das mesmas.
Pois nosso cérebro consegue identificar palavras ou frases em velocidades bem maiores do que somos capazes de pronunciá-las. EXEMPLOS:
Veja a frase a seguir:
SE/ EU/ A/PREN/DER/ A/ LER/ MAIS/ RA/PI/DA/MEN/TE
Perceba que você teve 13 pontos de parada, e conseqüentemente 12 saltos de olho gastando em média
0,25 segundos para compreender cada sílaba, e 0,025 segundos para cada deslocamento de olho. No total esta frase será lida em 3,55 segs.
Você pode ler esta mesma frase do seguinte modo:
SE EU APRENDER/ A LER MAIS/ RAPIDAMENTE
Desse modo, só existem 3 paradas de fixação e 2 deslocamentos. Logo, ganha-se tempo e conseqüentemente velocidade.
DIFERENÇAS [Leitura Lenta x Dinâmica]
1.
Os leitores lentos captam uma ou algumas sílabas por fixação. O