Avaliação de aspectos e impactos ambientais e
Rodolfo Fernando Carvalho Vieira rodolfofcv1993@hotmail.com UFRN
Nathaline Oliveirs Falcão nathaline.f@gmail.com UFRN
Hugo Freitas de Souza Zenaide hugozenaide@gmail.com UFRN
Resumo:A sociedade contemporânea tem registrado altos níveis de degradação ambiental e em função disso o mundo voltou-se para o desenvolvimento sustentável. Há algumas décadas, práticas de prevenção e preservação do meio ambiente estão sendo desenvolvidas para a redução dos problemas ambientais, nessa linha, destaca-se neste artigo , a elaboração de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em uma churrascaria localizada no município de Natal, observando inicialmente que a organização não dispõe de uma política ambiental. Inicialmente foi feita a análise dos aspectos e impactos ambientais, elaboração de propostas, metas e objetivos de acordo com as Normas ISO 14000, para a redução ou mitigação dos impactos, economia dos recurso naturais, direcionamento dos resíduos gerados pelo empreendimento e conscientização dos clientes por meio de uma educação ambiental. Como principais resultados da implantação espera-se a consolidação de uma cultura voltada à preservação ambiental envolvendo tanto os colaboradores como os clientes.
Palavras Chave: ISO 14000 - Estudo de Caso - Sistema de Gestão - Ambiental -
1. Introdução
A preocupação com o estado do meio ambiente não é recente, mas foi nas últimas três décadas do século XX que ela entrou definitivamente na agenda dos governos de muitos países e de diversos segmentos da sociedade civil organizada (BARBIERI,2007).
Na década de 70, início do estudo das mudanças ambientais causadas pelas atividades humanas, os impactos eram tidos como o custo a ser pago em troca do desenvolvimento acelerado que era assumido pela sociedade, entretanto, felizmente esse pensamento foi ultrapassado e recentemente surgiu