Avaliação de aspectos e impactos ambientais ATPS Etapa 1
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL MÓDULO: 3 - AVALIAÇÃO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Grupo 1
ORIENTADOR
São Bernardo do Campo, 12 de março de 2014
Etapa 1
Após ter sido feita a leitura do texto IMPACTOS AMBIENTAIS do autor Arlindo Matos de Araújo Junior, podemos avaliar os principais impactos ambientais que ocorrem no Brasil, dentre eles temos:
Desmatamento – gerado a través da grande exploração da Amazônia e seus recursos;
Queimadas - diante da grande plantação agrícola e pelo grande desenvolvimento do mercado de criação de gado;
Poluição – tanto do ar como do solo, devido ao grande crescimento do setor automobilístico que tem grande liberação de partículas poluidoras no ar.
Assim agravando problemas maiores como a inversão térmica e as ilhas de calor;
Impactos ambientais que ocorrem no Brasil por grandes empreendimentos:
O desmatamento é um caso que vem sendo constante não só pelo aproveitamento clandestino de madeira na floresta Amazônica, mas também por conta das construções de grande porte como as: Usinas Hidrelétricas, estradas e portos.
Dentre outros focos de impactos temos a poluição do Ar e solo, causados também pelo desenvolvimento que ajudam a agravar outros danos ambientais como as ilhas de calor e a inversão térmica.
Usinas Hidrelétricas
A maior fonte de energia no Brasil. Onde 80% da energia no país é fornecida por elas.
Hidrelétricas são uma das fontes mais baratas e menos poluentes que existem para a produção de energia elétrica. É fundamental, contudo, que elas tenham amplos reservatórios de água que permitam que continuem funcionando nos períodos em que não chove. A formação de lagos como reservatórios, no entanto, afeta ecossistemas locais e, em geral, leva à necessidade de reassentar milhares de pessoas. Em compensação, não aumentam praticamente as emissões de carbono e beneficiam, pela eletricidade que produzem.
No Brasil temos o total de 10