Avaliação das reações emocionais
Avaliação das reações emocionais frente ao tratamento odontológico em crianças de 4 e 7 anos no Município de Arujá – SP
Monografia
apresentada
à
Faculdade
de
Odontologia da Universidade de São Paulo, para obter o título de Especialista em Odontopediatria pela FUNDECTO em convênio com a FOUSP
Orientador: Prof. Dr. Ricardo De Nardi Fonoff
São Paulo
2013
As palavras são absolutamente insuficientes para meus sentimentos de gratidão a tantas pessoas que fazem diferença em minha vida. No entanto, deixo registrado meu reconhecimento àqueles que contribuíram direta ou indiretamente neste trabalho:
A todos os professores do curso de especialização em Odontopediatria da
Fundecto pela oportunidade e pelo privilégio de conviver em tão maravilhoso ambiente e despertar em mim o encanto pela especialidade.
Aos colegas da Pós-Graduação pela convivência sempre amistosa e por todos momentos alegres desfrutados.
À amiga que divide comigo a paixão pela odontopediatria. Márcia obrigada pelo constante incentivo, disponibilidade e por me fazer sentir tão valorizada, me fazer sentir como uma irmã. Obrigada pela acolhida em sua vida.
Aos meus filhos Luiz Cesar e João Pedro por me ensinarem a amar verdadeiramente e por fazerem minha vida mais completa e mais feliz!
Agradeço ao meu marido Caio, pela paciência e pelas carinhosas palavras que me confortavam em momentos difíceis, durante a execução deste trabalho.
Às crianças, agradeço pela participação nesta pesquisa, mas principalmente pela simplicidade, alegria e espontaneidade que enriqueceram cada momento que compartilhamos juntas.
Aos pais e responsáveis dos pacientes que consentiram e contribuíram com minha pesquisa.
À minha querida, doce e carinhosa mãe, registro minha eterna gratidão pela ajuda nos momentos em que nada parecia possível, acolhendo e cuidando dos meus filhos como joias raras e preciosas que são, me incentivando a nunca desistir