Andebol
Educação Física
Luís Teixeira, nº 12
12º C
Ponta Delgada, Novembro de 2013
Índice
Introdução………………………………………………………2
História………………………………………………………….3
Objetivo…………………………………………………………4
Regras básicas…………………………………………………..5
Dimensões………………………………………………………6
Situações de jogo……………………………………………….7
Faltas……………………………………………………………8
Gestos técnicos…………………………………………………9
Conclusão………………………………………………………11
Webgrafia………………………………………………………12
Introdução
O andebol é um desporto que tem vindo a ganhar mais importância a cada ano que passa, sendo um dos desportos lecionados nas aulas de Educação Física de todo o país. Assim sendo, tendo estado impossibilitado de realizar aulas práticas da disciplina, foi-me sugerido pela docente realizar um trabalho sobre esta modalidade. Neste trabalho irá ser abordada uma breve história da origem do andebol, assim como as suas regras, dimensões de campo e bola da modalidade, algumas situações de jogo e alguns dos gestos técnicos mais usados neste desporto.
História
O andebol é um desporto coletivo criado em 1919 pelo atleta e professor de educação física alemão Karl Schelenz,, embora existam registos de desportos semelhantes jogados em outras partes da Europa já no século XIX.
Em 1927 foi criada a FIHA (Federação Internacional de Andebol Amador) e, em 1947, passou a denominar-se FIH (Federação Internacional de Andebol), alterando diversas regras do jogo, sendo a mudança do número de jogadores a mais notável, passando a ser jogado com 7 jogadores em cada equipa. O andebol foi jogado como uma modalidade olímpica pela primeira vez em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim.
Objetivo
O andebol é um desporto competitivo jogado por duas equipas com 12 jogadores cada, dos quais 7 estão em campo. Um jogo consiste em duas partes de 30 minutos cada, ganhando a equipa com maior número de golos marcados na baliza adversária, cumprindo as regras do jogo.
Regras básicas
A bola só