Membrana Plasmática
Anfipática ou anfifílicas, pois apresentam uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos).
A membrana plasmática é constituída de uma bicamada de fosfolipídios, onde estão mergulhadas moléculas de proteínas globulares.
As proteínas aí encontradas têm moviment98ação livre no plano da membrana, o que permite atuarem como receptores de sinais.
Quimicamente, a membrana celular é constituída principalmente por proteínas e lipídios. A membrana plasmática, apesar de invisível ao microscópio óptico, está presente em todas as células, seja ela procariótica ou eucariótica.
Quando uma proteína integral atravessa a membrana toda ela passa a ser chamada de proteína transmembranar.
Osmose Difusão Simples
Difusão Facilitada
Autofagia
Inanição: Debilidade extrema por falta prolongada de alimentação.
Doença silicose: A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão. Provoca, na sua forma aguda, dificuldades respiratórias, febre e cianose. Pode ser confundida como edema pulmonar, pneumonia ou tuberculose.
Apoptose: Também conhecida como morte celular programada, é um processo necessário para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos, pois está relacionada com a manutenção da homeostase e com a regulação fisiológica do tamanho dos tecidos e também, quando há estímulos patológicos.
Retículo Endoplasmático
Complexo de Golgi
Mitocôndrias
Cloroplastos
Heterofagia
Fagocitose: Processo utilizado pela célula para englobar partículas sólidas, que lhe irão servir de alimento. A célula produz expansões da membrana plasmática (pseudópodes) que envolvem as partículas e as englobam. Primeiramente, a partícula fica em uma bolsa que recebe o nome de fagossomo. Depois