avaliação da aprendizagem
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
LILIAN REGINA TONET PINHEIRO CECON
AVALIAÇÃO, COMO A FAZ?
CURITIBA
2012
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
LILIAN REGINA TONET PINHEIRO CECON
CURITIBA
2500
AVALIAÇÃO, COMO A FAZ?
Trabalho apresentado como instrumento de avaliação da disciplina de Avaliação e Aprendizagem l– oferta especial.
Docente: Prof.ª Adriana de Araujo.
CURITIBA
2012
Avaliar é uma ação que praticamos diariamente. Nossas ações cotidianas exigem que, em determinadas situações, tenhamos que analisar, refletir, para enfim tomarmos decisões que se destinem a resolver os problemas identificados. No sistema educativo esta ação não é muito diferente.
A avaliação é um instrumento de suma importância para o sucesso do trabalho escolar, sendo ele capaz de possibilitar ao educador o estabelecimento de parâmetros para o desenvolvimento do aluno ao longo do ano escolar. Ela possibilita, também, verificar as potencialidades e as limitações de cada aluno.
Embora a realidade nos mostre uma prática diferente da ideal, o ato de avaliar deve ser um processo continuo com o intuito de verificar o progresso do aluno no decorrer do seu percurso de aprendizagem. Mais ainda, a avaliação deve ser compreendida como um instrumento que oferece possibilidades ao aluno de expressar seu conhecimento, habilidades, competência e experiências para que as ações educativas sejam direcionadas às suas necessidades. Infelizmente a avaliação é utilizada, na grande maioria das situações, como instrumento restrito à atribuição de conceitos e também para classificar ou excluir. Não que ela não possa, também, desempenhar este papel. O fato é que utilizá-la desta forma para verificar o nível de aprendizagem dos alunos, e consequentemente, até que ponto os objetivos estão sendo alcançados, é uma ação muito próspera para os fins educativos. Entretanto, utiliza-la