planeta em apuros
Os avanços industriais trouxeram benefícios a toda humanidade com progressos tecnológicos, urbanização e novas possibilidades que fazem a diferença nas vidas de todos nós.
Em contra partida todo esse desenvolvimento fez surgir um grande problema que definitivamente afeta toda a vida terrestre, altera nosso clima e prejudica nossa saúde e nos traz tantos outros transtornos, e que se não houver uma atitude rápida e conjunta de toda uma sociedade, governo e indústria pode levar até mesmo a humanidade a extinção.
Esse grande problema chama-se Poluição Atmosférica, que acontece através da contaminação da atmosfera por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia. Esses contaminantes provocam danos diretamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos serem causados diretamente pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes, Esta poluição causa ainda mais impactos no campo ambiental, tendo ação direta no aquecimento global.
atmosfera é a camada gasosa da biosfera, indispensável para a vida na Terra. Além de partículas de poeira, grãos de pólen, microorganismos e sais marinhos, entre outros, ela é composta por uma mistura de gases: 79% de nitrogênio, 20% de oxigênio e 1% de outros gases, entre os quais incluem-se dióxido de carbono, vapor d'água e gases raros (argônio, neônio, hélio, criptônio, ozônio, etc.), assim chamados porque existem em quantidades muito pequenas.
Devido a sua extensão, cerca de pouco mais de 800 quilômetros de altitude, a atmosfera é dividida em camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Mas é na baixa atmosfera ou troposfera, porção onde vivemos, que ocorrem os efeitos nocivos dos produtos das atividades humanas.
Classificação dos poluentes atmosféricos
Os poluentes são divididos em duas categorias: primários e secundários.