Resenha Cap.2 - Empreendedorismo: Uma visão de processo
Resenha: Cap. 2.
Oportunidade empreendedora é aquela em que ocorrem mudanças na tecnologia ou nas condições políticas, sociais e demográficas, gerando potencial para criar algo novo. Tal oportunidade pode ser explorada mediante a criação de um novo produto ou serviço, abertura de um novo mercado e desenvolvimento de uma nova maneira de organização.
Alguns pesquisadores revelaram que a mudança tecnológica é a fonte mais importante de oportunidades de empreendedorismo, pois viabilizam o começo de novos empreendimentos, de forma produtiva. Outras fontes de oportunidades são as provenientes de mudanças políticas e de regulamentos, já que possibilitam o desenvolvimento de ideias de negócios para utilizar recursos de maneiras novas, que sejam produtivas ou que redistribuam riquezas de uma pessoa para outra. Mudanças sociais e demográficas são igualmente fontes de oportunidades de negócios, pois alteram a demanda por produtos e serviços, e possibilitam a criação de soluções para as necessidades dos clientes que são mais produtivas do que aquelas disponíveis no momento.
Quando diz respeito às condições do conhecimento, é possível observar três dimensões: intensidade de P&D (pesquisa e desenvolvimento), em que o setor que apresentar maior índice é mais favorável a novas empresas; vazamento do conhecimento, que ocorre quando a informação sobre como desenvolver uma tecnologia vaza para outras pessoas; e lócus de inovação, que se refere a quem produz a tecnologia que é a fonte de oportunidade.
Condições de Demanda é a expressão usada para explicar as características da preferência dos consumidores por produtos e serviços de um setor. Os consumidores podem apresentar uma demanda fraca ou forte por produtos, podendo ser estável ou variável, homogênea e heterogênea.
Os setores se diferem em sua estrutura. Alguns setores dependem de um gasto maior de capital do que outros – são chamados de setores de capital intensivo. A