Avaliação ambiental - Lixão
Os coletores de lixo,realizam um trabalho coleta de todos os resíduos sólidos produzidos pela população residente no perímetro urbano das cidades de Três Rios, Comendador Levy Gaspariam e Areal. A vazão de lixo que chega ao aterro diariamente gira em torno de 100 toneladas por dia. O resíduo que chega ao local, geralmente está acondicionado em sacos plásticos, latões, recipientes, caixas, etc. Esta atividade é realizada em condições precárias de segurança com as mais variadas situações de risco, tanto físicas quanto psicológicas.
Sobre as condições de saúde e trabalho dos coletores de nossa região, afirma que, no sistema de coleta existem condições inadequadas e insalubres e exposições a acidentes de trabalho.
A equipe do CEREST Centro Sul, com o Técnico em Segurança do Trabalho, Roberto da Silva Amorim e o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Antonio Carlos Pena Faza, visitou o local para compreender o trabalho feito pelos coletores, identificar os riscos da separação e coleta de lixo, propor medidas que possam melhorar a saúde e segurança dos trabalhadores quando desenvolvem sua atividade.
PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL
(PCMSO)
O PCMSO, cuja obrigatoriedade foi estabelecida pela NR-7 da Portaria 3.214/78, é um programa médico que deve ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho. Entende-se aqui por diagnóstico precoce, segundo o conceito adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a detecção de distúrbios dos mecanismos compensatórios e homeostáticos, enquanto ainda permanecem reversíveis alterações bioquímicas, morfológicas e funcionais.
Todas as empresas, independente do número de empregados ou do grau de risco de sua atividade, estão obrigadas a elaborar e implementar o PCMSO, que deve ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os riscos identificados nas avaliações previstas