Tratamento de Lixo
Autores
Anhanguera Educacional S.A.
COMO É REALIZADO O TRATAMENTO NAS ÁREAS DE LIXÕES
RESUMO
O tratamento de áreas dos lixões possui normas ambientais rígidas, mas que muitas vezes não são corretamente aplicadas, como são comprovadas atreves dos vários lixões clandestinos, criados á céu aberto, contaminando o solo, lençóis de água e prejudicando toda vida social em seu entorno. Veremos neste trabalho, várias ações possíveis que podem ser aplicadas na reabilitação e reaproveitamento das áreas dos lixões, respeitando as características de cada um e a capacidade de cada município para esses tratamentos.
1
2 Tratamento nas Áreas de Lixões
1. INTRODUÇÃO
Conforme a Constituição Federal de 1988, Cap. VI, Art.225 estabelece que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, atribuindo ao Poder Público, e também à coletividade, o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (BRASIL, 2003).
A disposição inadequada dos resíduos sólidos urbanos representa um grave passivo ambiental para a maioria dos municípios brasileiros, configurando-se, inclusive, como um problema ambiental e de saúde pública, contrariando assim o Art.225.
A maior parte dos municípios brasileiros dispõe de uma coleta de lixo regular. Porém, a disposição final dos resíduos sólidos urbanos, na maioria das vezes, é colocada em um segundo plano. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico – PNSB (IBGE, 2008), 50,80% dos municípios brasileiros dispõem seus resíduos sólidos urbanos em lixões.
Vamos, a seguir, verificar com é feito o tratamento e reabilitação das áreas dos lixões e seus efeitos para o meio ambiente.
2. TIPOS DE