Síndrome do figado irritado
Cólon irritável, colite espástica
Causas
Existem várias possíveis causas da SII. Por exemplo, pode haver um problema nos músculos do intestino ou o intestino pode ser mais sensível a alongamento ou movimento. Não há problema com a estrutura do intestino.
Não é claro o motivo pelo qual os pacientes desenvolvem a SII, mas em alguns casos, ela ocorre depois de uma infecção intestinal. É chamada SSI pós-infecciosa. Também podem haver outros desencadeadores.
O estresse pode agravar a SII. O cólon é conectado ao cérebro por meio de nervos do sistema nervoso autônomo. Esses nervos se tornam mais ativos em momentos de estresse e pode fazer com que o intestino seja espremido ou se contraia mais. Pessoas com SII podem ter um cólon que seja excessivamente sensível a esses nervos.
A SII pode ocorrer em qualquer idade, mas frequentemente começa na adolescência e no início da fase adulta. Ela é mais comum em mulheres. Nos EUA, uma a cada seis pessoas tem sintomas de SII. Essa é a reclamação intestinal mais comum pela qual os pacientes consultam um gastroenterologista.
Exames
Na maior parte do tempo, seu médico pode diagnosticar a SII com base nos sintomas fazendo poucos testes ou nenhum teste. Seguir uma dieta sem lactose por 2 semanas pode ajudar o médico a avaliar se há possível deficiência de lactase.
Não existe um teste para diagnosticar a SII, mas é possível fazer testes para descartar outros problemas:
Exames de sangue para ver se você tem uma contagem baixa de glóbulos sanguíneos (anemia)
Culturas de fezes para descartar uma infecção
Alguns pacientes precisarão fazer uma sigmoidoscopia ou colonoscopia. Durante esses testes, um tubo oco é inserido pelo ânus. O médico pode ver pelo tubo. Você poderá precisar desses testes se:
Os sintomas começarem na maturidade (após os 50 anos)
Você apresentar sintomas como perda de peso ou fezes com sangue
Seus exames de sangue estiverem alterados (como contagem baixa de glóbulos sanguíneos)