AVALIA O A DIST NCIA Salvo Automaticamente
Período - 2015/1º
Disciplina: Turismo e Sociedade
Coordenadoras: Andreia Pereira de Macedo e Teresa Cristina de Miranda Mendonça
Aluno(a): Anne Caroline Estrella Dangelo Costa
Matrícula: 15116100010
QUESTÃO ÚNICA – Aulas de 1 a 5 (mínimo de 30 linhas)
a) Max Weber teve a concepção com a melhor compreensão dos processos sociais em relação ao Turismo. Como teve a “ação social” como base, dividindo os conceitos em quatro categorias. Esses conceitos podem ser usados para denominar o turista quanto ao tipo de turismo que ele exerce.
“Ação social em relação aos fins: Organizar e capacitar as pessoas que trabalharão diretamente e indiretamente com o Turismo.
Ação social em relação aos valores: Para promoção do Turismo em festas religiosas; peregrinações a lugares sagrados ou de importância histórica ou cultural; etc.
Ação social afetiva: Promover o Turismo para comemoração de bodas, viagens de Lua-de-mel, datas particulares especiais, etc.
Ação social tradicional: Promover e organizar localidades que recebem veranistas, cidades em que há grande contingente de segunda moradia, que costumam receber um grande volume de pessoas em feriados prolongados e férias.”
b) Karl Marx
O modo de pensar de Karl Marx era direcionado ao capitalismo, atacando as consequências negativas, pois como causa da sociedade industrializada formou-se uma nova classe social. E para Marx, as classes não seriam só um conjunto de compartir um certo status social, seriam definidas em relação de propriedade. Assim Marx definiu as classes não relacionadas com a posição social e sim com o domínio produtivo, isto é, possessores de capital ou não.
Um dos conceitos de Karl Marx era o Mais-Valia, que era para dar a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e ao salário pago aos trabalhadores.
A Alienação para Marx teve uma perspectiva negativa, pois o que mantém esse processo é o fato de o capitalista apresentar os meios de produção, à propriedade privada, uns possuem,